domingo, 8 de setembro de 2013

A História de Street Fighter (Part 1)



Street Fighter

Então, como a maioria já sabe, a consagrada serie "Street Fighter" está fazendo seu 25º aniversário (caraca como o tempo passa), então decidi dedicar este primeiro artigo a este maravilhoso game, que marcou a infância e adolescência de muitos jogadores, da saudosa época dos ( quase já extintos) "Fliperamas" (Arcades), então ai vai um "review" divido em partes de toda a saga, hoje irei falar um pouco do primeiro e do segundo game e de mais um que poucos conhecem.






Round One, Fight!!!



Hadouken!!!

Street Fighter 

O primeiro game da serie, foi lançado em 1987 pela produtora de jogos  japonesa Capcom, disponível para Arcades, e depois recebeu conversões para DOS e TurboGrafx CD.


História  

o game apresenta como protagonista "Ryu" um lutador solitário que viaja o mundo lutando contra diversos lutadores, de diversos países.Personagens: O game original  possui 12 personagens, 2 jogáveis ( Ryu P1 e Ken P2) e 10 controlados pelo CPU,  Mike e Sagat retornam na sequência Street Fighter II, outros personagens como AdonBirdieGen e Eagle retornaram na série Alpha.

Jogabilidade 

Bem o game não casou muito impacto quando foi lançado, Entretanto, possui um sistema de controle que envolve um joystick e dois botões hidráulicos, que ao pressionar permite o personagem chutar ou dar um soco, em três níveis variados (fraco, médio ou forte). Muitas destas máquinas, por causa da tendência dos jogadores a bater os botões com muita força e danificar os controles, voltaram a usar botões mais tradicionais, dando lugar a joysticks com seis botões que seria o padrão de todos os jogos de Street Fighter e introduziu o padrão de uso de movimentos especiais por comandos, 

Opinião

Sinceramente não tive a oportunidade de jogar esse primeiro Street Fighter, não por falta de vontade, (é que é meio difícil de encontrar o arquivo),  mas em fim se você jogou esse clássico,  meus parabéns.


Street Fighter 2010 



Desenvolvido para o nintendinho em 1990, Como o primeiro Street Fighter teve uma aceitação morna, a Capcom tentou novos rumos para a marca. 


História 

O cientista Kevin (Ken nos E.U.A) cria um invenção que é roubada pelo seu parceiro de laboratório, Kevin obstinado a recuperar o material, altera seu corpo com uma série de implantes biônicos, que melhoravam suas capacidades físicas, e parte em busca do material roubado. Para isso, ele precisa derrotar uma série de monstros mutantes espalhados pelo Sistema Solar, viajando de planeta em planeta através de portais.

Jogabilidade

A jogabilidade consistia basicamente em andar, pular e atirar.


Opinião

Apesar de não ter qualquer outra similaridade com os demais jogos, Street Fighter 2010 não é um título ruim, e diverte bastante apesar de sua dificuldade exagerada.Mesmo assim, é engraçado perceber que 2010 já passou há dois anos, e ainda não vimos mutantes, ciborgues ou portais para exploração interplanetária sendo anunciados pela ciência. Talvez, se Kevin tivesse uma tarefa mais simples, como encontrar um smartphone roubado, o jogo tivesse sido mais preciso nas suas previsões.

Street Fighter II: The World Warrior  





Lançado 1991, originalmente para Arcades, e posteriormente adaptado para:  Super Nintendo Entertainment System (SNES), Game Boy,  e Super Game Boy.Street Fighter II melhorou muitos dos conceitos introduzidos no primeiro, incluindo o uso de movimentos especiais baseados em comandos e uma configuração de seis botões, ao mesmo tempo que oferecia aos jogadores uma seleção múltipla de personagens jogáveis, cada um com o seu próprio estilo de luta.

História 

A franquia ainda não tinha um enredo bem trabalhado (isso só veio a ser trabalhado posteriormente na saga "Alpha") e consistia apenas, nos lutadores se enfrentando no torneio até chegar ao chefe final M. Bison (Vega JP).

Jogabilidade

Street Fighter II continua a ter muitas das convenções e regras estabelecidas pelo seu antecessor em 1987, bem como características base que foram transportadas para as subsequentes edições de Street Fighter II. O jogador enfrenta o seu adversário em combates um-contra-um num ambiente fechado, em séries de melhor de três. O objectivo de cada round, é esvaziar a energia do oponente dentro do tempo limite. Se ambos os oponentes "morrem" ao mesmo tempo ou o temporizador chega ao fim e em que ambos os lutadores tenham a mesma quantidade de energia, acontece um "KO duplo" ou "jogo empatado", deste modo é declarado que haverá mais rounds adicionais, que serão jogadas até à morte súbita. No primeiro Street Fighter II, um combate pode durar até dez rounds, se não houver um vencedor; tal foi reduzido para quatro rounds em Champion Edition. Se mesmo assim não houver um vencedor no último round, assim e por defeito, nem o oponente controlado pelo computador ganhará num combate contra um jogador, bem como ambos os lutadores perdem num combate entre dois jogadores. Se o jogador derrotar o seu adversário sem sofrer danos, é-lhe atribuído um "Perfect"", recebendo assim uma generosa pontuação.Após três combates, o jogador participa num "Mini-jogo" para adicionar mais pontos. Os mini-jogos incluem (por ordem) a destruição de um automóvel (similar a Final Fight); um jogo de partir barris, onde estes são largados na direção do jogador a partir de uma plataforma rolante; e a destruição de contentores inflamáveis, apinhados uns em cima dos outros. Os jogos bónus foram retirados da versão arcade de Super Street Fighter II Turbo. 


Personagens

A lista de personagens era composta de 12 lutadores representando seus países de origem, destes 4 eram de uso apenas do CPU, por serem chefes do jogo, ficando em 8 lutadores selecionaveis a lista, isto veio a mudar em futuras atualizações lançadas do jogo, que incluiram muitos personagens inéditos como: Cammy, Dee Jay, Thunder Hawk e Feilong.
Lista de personagens 
Ryu (Japão) 
Ken (E.U.A) 
Guile (E.U.A) 
Blanka (Brasil) 
(Dhalsin) (Índia) 
E. Honda (Japão) 
Chun-li (China) 
Zangief (Rússia) 
Vega (Balrog na versão japonesa) (Espanha) - Não selecionável 
Sagat (Thailandia) - Não selecionável 
Balrog ( Mr.Bison na versão japonesa) (E.U.A) - Não selecionável 
Mr.Bison (Vega na versão japonesa) (Nacionalidade desconhecida) - Não selecionável.
Isso mesmo minha gente, tínhamos um brasileiro no elenco, e ele era um monstro verde que dava choque, triste não, pelo contrario, Blanka, é um personagem muito carismático, que conquistou muitos fãs no decorrer da serie, (eu particularmente adoro jogar com ele)  e virou  um ícone da franquia e da produtora Capcom.

Opinião 

Street Fighter II , foi e ainda é um game épico, que serviu de e inspiração e incentivo pra diversos games de luta a que veriam a ser criados posteriormente, varias atualizações do game foram lançadas posteriormente, a mais notável foi Street Fighter II Turbo, com a primeira aparição de Akuma como chefe final oculto, em 2008 foi lançada uma versão do game pra Xbox 360, PS3 e PC via DLC intitulada de "Super Street Fighter II HD Remix" que mostra todo o game, como personagens e cenários todos redesenhados e um novo visual, que na minha opinião ficou excelente, é uma sensação nostálgica pode rever todo o segundo game adaptado em um belo gráfico e com sua trilha sonora remasterizada, pra quem quiser dar uma olhada aqui vai um vídeo do jogo. 




Então é isso  galera, espero que tenham gostado do artigo, nos próximos artigos falarei mais sobre a "Street Fighter", até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário