segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Old Games: "Virtua Fighter" - O Pai dos Poligonos


Virtua Fighter

Hoje irei falar sobre esse grande game, que por coincidência foi um dos primeiro games que joguei na vida.


Criação

Em 1993, foi lançado a franquia japonesa de jogos "Virtua Fighter" um game que contribuiu bastante pra evolução dos games de luta, desenvolvido pela: Sega-AM2: Yu Suzuki e distribuído pela: Sega., o jogo foi criado por Yu Suzuki o mesmo criador de Shenmue, em conjunto com a Sega no esúdio AM2, seguindo a idéia de Yu Suzuki de introduzir no game de luta a tecnologia do game "Virtua Racing", um simulador de Fórmula 1 que utilizava a placa da Sega para arcade Model 1 um hardware desenvolvido conjuntamente pela empresa de tecnologia aerospacial Lockheed Martin . Esta placa permitia aos jogos uma performace 3D poligonal, e Yu Suzuki decidiu usar a tecnologia para desenvolver um jogo de luta baseado em artes marciais reais. , Virtua Fighter foi lançado como um jogo de arcade.


Conceito


Virtua Fighter fez mais que somente introduzir gráficos em 3D, inaugurou o sistema de luta mais profundo do gênero. Os oito personagens do jogo tinham, cada um, o seu estilo próprio de luta. O jogo possuía um acentuado realismo, sem precisar utilizar bolas de fogo e outros elementos de fantasia que são encontrados na maior parte dos jogo de luta.
A base do jogo envolve dois combatentes precisando vencer dois dos três Rounds, a cada Round, sendo 30 segundos de duração ou mais. Se um personagem é nocauteado (K.O) (ou cair fora) da arena de luta, o adversário ganha o Round. Um quarto Round será necessário se houver um nocaute duplo (Double K.O) (ambos os jogadores a se bater mutuamente ao mesmo tempo) em um Round anterior, então o jogo volta para cada um dos personagens.

Personagens


A lista de personagens era compostas por 8 personagens selecionáveis: Akira Yuki, Pai Chan, Lau Chan, Wolf Hawkfield, Jeffry McWild, Kage-Maru, Sarah Bryant e Jacky Bryant, e um 1 chefe final não selecionável: Dural, uma arma biológica humanoide feita de pedra, que basicamente possuía todos os estilos de luta, de todos os lutadores do game, mesclados em si.

História

O enredo se passa com Akira (um habilidoso lutador de Hakkyoku Ken) viajando pelo mundo, porque quer recuperar o dom de ver as 8 estrelas que podem ser vistas de dia - alusão à reconhecer um bom lutador quando conhece um, assim inicia sua jornada enfrentado lutadores do mundo todo.

Jogabilidade

 O controle era bastante simples, apenas 3 botões e o stick. Entretanto, o que você podia fazer com aqueles 3 botões ia muito mais a fundo. A chave para vencer as lutas, não era apenas esmagar os botões, você precisava ter estratégia e usar os golpes e contra golpes no momento certo.

Curiosidades

As inovações de Virtua Fighter não foram reconhecidas apenas pelos jogadores, más a série foi nomeada para um prêmio dado pelo Instituto Smithsonian pelas suas contribuições no campo da arte e do entretenimento.
O protagonista de Virtua Fighter "Akira Yuki" é lutador extra do game de luta Dead or Alive 5.

Sequencias

Várias sequencias foram lançadas: Virtua Fighter 2, Virtua Fighter 3, Virtua Fighter 4 e Virtua Fighter 5, foram lançadas também varias atualizações destas mesmas, algumas incluíam gráficos melhorados, novos personagens, cenários e modo online, foi lançado também um crossover entre Virtua Fighter e a serie de luta também em 3D Tekken.


Opinião

Ainda me lembro da primeira vez que joguei Virtua Fighter tinha acabado de ganhar meu primeiro videogame um Sega Saturno, eu passava horas jogando aquilo, admirando Akira e sua turma se socando em gráficos poligonais (todo quadradão) que para min naquela época, eram os melhores do mundo, cheguei a jogar algumas sequencias do game como: Virtua Fighter 2 e 3, mais depois destes deixei de acompanhar a serie, que já está no 5º jogo (até o momento deste artigo), mas sem dúvida Virtua Fighter é um game que merece respeito pela inovação que introduziu nos games de luta e, por ter servido de molde e alavanca para os jogos de luta da nova geração, se você não jogou este clássico e tem vontade de jogar, ou quer matar saudades, basta baixar um emulador de Mega Drive ou Sega  Saturno, o game está disponibilizado para ambas as plataformas.

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado do artigo, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário